SEJA BEM VINDO AO SITE DE
ALEX ZUCHI
BIOGRAFIA:
O TORMENT é uma banda brasileira criada no primeiro semestre de 1997 com a intenção de fazer música extrema, direcionada a intensidade do Death Metal.
Em 1998, o TORMENT grava sua primeira demo-tape intitulada “HYPNOTIZED BY THE PROFANE FLAMES”, apresentando as primeiras composições e ideias da banda. Depois de disseminar o material, tendo a partir da divulgação a oportunidade de tocar em outros estados brasileiros, a banda conquista uma maior interação dentro da cena underground local. Após um hiato no processo produtivo devido à instabilidade em sua formação, a banda encerra temporariamente suas atividades. Meses depois, com uma formação renovada, a banda retoma suas atividades apresentando uma alteração em seu nome devido à existência de bandas homônimas, passando a se chamar IN TORMENT.
Em dezembro de 2003, o IN TORMENT inicia a composição da segunda demo-tape, intitulada “THE PRELUDE TO THE HUMAN SUFFERING”, apresentando músicas mais extremas e técnicas. Devido à intensa distribuição e aceitação do novo material, é oferecida para a banda a oportunidade de abrir o show da banda norte-americana Cannibal Corpse, em Porto Alegre.
Depois de diversos shows na região sul do país, é oferecido à banda, pelo selo brasileiro Rapture Records, um contrato para a gravação do primeiro álbum oficial. Munidos de ainda maior determinação, o IN TORMENT escolhe o estúdio Hurricane, em Porto Alegre, sob a produção de Sebastian Carsin para iniciar o processo.
Em março de 2006, o IN TORMENT lança o álbum “DIABOLICAL MUTILATION OF TORMENTED SOULS” mantendo intactos os traços de brutalidade, técnica e variação rítmica. O álbum recebe grandes resenhas em diferentes continentes como América do Norte, Central, América do Sul, Europa e Ásia.
Logo após o lançamento do álbum, o IN TORMENT inicia a “DIABOLICAL MUTILATION TOUR”, tocando diversos shows em diferentes estados brasileiros. Durante a turnê, o IN TORMENT realiza seus primeiros shows fora do país, apresentando-se na capital paraguaia, Assunção.
Durante o período de composição para o segundo álbum, a banda decide gravar um single com 2 músicas inéditas. Então, em março de 2009 é lançado o EP “THE REALMS OF PERCEPTION” incluindo o primeiro vídeo clipe para a faixa “Elements of Sadistic cruelty”.
No início de 2011, o IN TORMENT lança seu segundo álbum oficial, gravado novamente no estúdio Hurricane com o produtor Sebastian Carsin. “PARADOXICAL VISIONS OF EMPTINESS” mostra uma banda com composições mais maduras, mais criativas e intensas. Pela primeira vez, a banda escolhe escrever um álbum conceitual. “PARADOXICAL” aborda o surgimento de uma nova dimensão e uma nova consciência que almeja controlar a carne e o espírito da humanidade. O álbum é lançado pelo selo Rapture Records no Brasil enquanto é distribuído na América do Norte pelo selo americano Sevared Records e na Europa via o selo espanhol Pathologically Explicit. No mesmo ano a banda lança seu novo vídeo clipe para a música “Labyrinth of Depravity”.
Em decorrência a grande aceitação ao novo álbum mundialmente, incluindo a presença em shows com grandes bandas como Vader, Artillery e Exumer, o IN TORMENT decide que é hora de uma turnê no exterior. Então, em julho/agosto de 2012 a banda inicia a “TORMENT OVER EUROPE TOUR”. Em mais de 23 dias e tendo percorrido aproximadamente 7.500 quilômetros, a banda tem a oportunidade de tocar em países como Alemanha, Itália, Croácia, República Tcheca, Polônia e Hungria para maiores audiências e tendo dividido o palco com bandas do calibre de Suffocation, Sinister e D.R.I.
Posteriormente a bem sucedida turnê europeia, o IN TORMENT começa a trabalhar em novo material. Assim, em outubro de 2012 a banda decide gravar um novo single com 2 músicas, bem como um novo vídeo clipe. Em março de 2013 a banda lança o EP/DVD “THE FLESH GATEWAY” incluindo, além das músicas inéditas, um documentário sobre a turnê europeia. No restante de 2013 a banda se foca em algumas apresentações, tendo inclusive realizado a abertura do show dos americanos do Morbid Angel em Porto Alegre e a participação no programa televisivo Radar do canal TVE, além das composições das músicas para o 3° álbum.
No início de 2014, o IN TORMENT inicia as gravações do novo álbum, intitulado “SPHERE OF METAPHYSICAL INCARNATIONS” novamente no estúdio Hurricane em Porto Alegre/RS, sob a produção de Sebastian Carsin. A sonoridade da banda se torna ainda mais desafiadora, técnica e intensa. “SPHERE” é um novo álbum conceitual que descreve no nascimento de um novo Deus, encarnado por uma esfera de poder. Para a mixagem e masterização a banda conta com o trabalho do norte americano Zack Ohren, engenheiro de som do Castle Ultimate Productions (Suffocation, Immolation, Decrepit Birth, Carnifex, Cattle Decapitation, Severed Savior, Deeds of Flesh...).
Em outubro de 2014 o IN TORMENT lança o álbum “SPHERE OF METAPHYSICAL INCARNATIONS”, distribuído no mercado nacional pelos selos Rapture Records e Eternal Hatred Records. Internacionalmente, o álbum é distribuído pelos selos Sevared Records (América do Norte) e Pathologically Explicit (Europa). É lançado também o vídeo clipe para a música “The Unnatural Conception”.
Intensificando o processo de divulgação do novo álbum, cujas resenhas têm sido extremamente favoráveis mundialmente, o IN TORMENT embarca em julho de 2015 para sua segunda turnê europeia, intitulada “THE METAPHYSICAL INCARNATED EURO TOUR 2015” juntamente com os italianos do Vulvectomy e os brasileiros da Bloody Violence. A turnê abrangeu países como Alemanha, Itália, Holanda, França, Bélgica, República Tcheca, Hungria e Sérvia e fortaleceu o nome da banda no velho continente.
Atualmente, o IN TORMENT continua promovendo seu álbum mais recente, assim como se encontra nos estágios iniciais de composição do 4° álbum, previamente intitulado “TRANSDIMENSIONAL ASTRAL PROJECTIONS”.